quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Em Veneza, cineasta italiano exalta conquistas de Fidel Castro

'L'oro di Cuba' aponta benefícios que a revolução de 1959 trouxe ao país.
Documentário de Giuliano Montaldo foi lançado nesta quinta-feira (10).

As conquistas da Revolução Cubana liderada por Fidel Castro há mais de 50 anos foram protagonistas do Festival de Cinema de Veneza nesta quinta-feira (10), com a exibição do documentário "L'oro di Cuba" (o ouro de cuba), do diretor italiano Giuliano Montaldo.

O filme, produzido pelo canal estatal italiano "Rai", traz em 74 minutos de duração os testemunhos de personagens da vida cultural e social cubana, que falam sobre a atual situação do país e das mudanças positivas, segundo eles, desde a chegada de Fidel ao poder, em 1959.


Os entrevistados apontam um ensino universitário mais acessível a todos os cidadãos, um sistema de saúde de vanguarda, além de sucessos esportivos internacionais, tudo isso, apesar do embargo comercial dos Estados Unidos sobre a ilha.

Além de ressaltar as conquistas alcançadas na ilha após a revolução, "L'oro di Cuba" pretende ser o reflexo do carinho que os cubanos têm com seu país, segundo seus responsáveis explicaram na entrevista coletiva de apresentação do documentário, que aconteceu nesta quinta (10).

"A grande força desse povo foi nunca perder a cabeça, nem o sorriso. O ouro de Cuba é sua extraordinária beleza e o amor pela pátria. Tanto é assim, que há pessoas que viajam pelo mundo e que decidem depois voltar", comentou Montaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário