sexta-feira, 15 de maio de 2009

Torre Eiffel chega aos 120 anos com a mesma beleza

Do alto da torre, é possível ver Paris, a cidade-luz .
Torre Eiffel completa 120 anos ...

A Torre Eiffel está completando 120 anos. O monumento mais visitado do mundo, também conhecido como Dama de Ferro, tem uma controvérsia em relação à idade: há quem diga que o aniversário é em 31 de março, data em que Gustav Eiffel levou um grupo de pessoas para vê-la. Mas a data oficial é 15 de maio, quando foi aberta ao público. As informações são do Bom Dia Brasil.

A torre surgiu de sonhos de grandeza. A cidade sediou a exposição universal de 1889, para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa. Além dos prédios da exposição, queria algo inesquecível, impressionante: uma torre de 300 metros. Em um concurso, projetos neogóticos, faróis sem charme foram descartados. Venceu a proposta de um empreendedor que já fazia fama no mundo: Gustav Eiffel era a síntese do homem de seu tempo, como uma exposição comemorativa na prefeitura de Paris mostra bem. A construção em estrutura metálica era um grande avanço, tornado possível pela Revolução Industrial.

Dois milhões de pessoas subiram a torre no primeiro ano. Alguns, já de elevador. O sucesso fez de Eiffel uma estrela instantânea, que aparecia nos suvenires da feira.

As formas da torre eram imitadas em todo tipo de objeto, mas ela não era unânime. Liderados por Guy de Maupassant, intelectuais e artistas tentaram impedir a construção do que achavam um monstrengo.

Terminada a exposição, ela deveria ser desmontada. Mas Eiffel conseguiu perpetuar seu monumento convencendo militares da sua importância estratégica. Anos depois, conseguiu impedir que fosse desfigurada com projetos — esses sim — esdrúxulos para outra exposição, a de 1900.

Assim, a torre foi avançando as décadas. Um símbolo tão forte de Paris e da França, que foi nela que os nazistas marcaram sua ocupação. É perto dela que estouram os fogos do 14 de julho. É aos seus pés que a multidão espera o ano novo.

A instalação das luzes é outra história dos grandes desafios da Torre Eiffel. São 20 mil luzinhas espalhadas pela torre. Para instalar no alto, a prefeitura contratou alpinistas profissionais. Hoje, a torre chega aos 324 metros graças às antenas de rádio e de TV no alto. Mas a sua grande utilidade ainda é provocar admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário